Eleições 2020: Sindmóveis aponta demandas do setor moveleiro

19/10/2020

Conhecimento, inovação e integração gerando negócios são os pilares que sustentam o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A entidade, que representa as empresas responsáveis pela principal atividade econômica local, atua desde 1977 de forma que o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Para a entidade, o desenvolvimento integrado só existe em um cenário onde o desenvolvimento econômico e da comunidade andam juntos. Nesse sentido, o Sindmóveis está apresentando aos candidatos a prefeito destas eleições uma pauta com as principais demandas do setor.

Alguns temas têm especial relevância para a diretoria e Conselho Administrativo da entidade, que representa hoje aproximadamente 50% da produção industrial do município.  O principal deles diz respeito às condições do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, cujo comodato entre a municipalidade e a Fundaparque foi renovado até 2028. O Sindmóveis solicita que seja aprovado um aditivo ao contratual, possibilitando o investimento de recursos municipais em melhorias na infraestrutura interna e externa que são urgentes e estritamente necessárias.

Além disso, também são apontadas melhorias necessárias para o desenvolvimento do setor, a exemplo de investimentos em Inteligência Comercial para a obtenção de índices, estudos, e panoramas econômicos que subsidiem o planejamento estratégico das empresas. Também é solicitada a expansão do sistema digital do município para abertura, licenciamento e fechamento de empresas, com redução no tempo de espera por documentações.

O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, aponta que é essencial o apoio municipal às empresas e incentivo a novos negócios, diversificando a matriz econômica local. Ao mesmo tempo, a entidade pleiteia uma melhoria dos espaços públicos destinados ao bem-estar da comunidade, com a criação de áreas para lazer e revitalização das áreas de gramado e bosque do Parque de Eventos.

O Sindmóveis também apoia as demandas apresentadas pelo grupo Bento+20 no Masterplan de Bento Gonçalves, que traz propostas para o futuro do município para os próximos 20 anos. “Esse plano aborda setores prioritários e, no que diz respeito a esses encaminhamentos, cabe ao Sindmóveis acompanhar o desenvolvimento do Masterplan e as propostas dos candidatos, assegurando que as promessas de campanha sejam cumpridas”, salienta.

As Eleições Municipais de 2020 vão ocorrer no dia 15 de novembro e Bento Gonçalves tem nove candidatos a prefeito.

Pleitos do setor moveleiro aos candidatos a prefeito em Bento Gonçalves

// Aditivo ao comodato da prefeitura com a Fundaparque, possibilitando o investimento de recursos municipais em melhorias na infraestrutura interna e externa que são urgentes e estritamente necessárias no momento. Salienta-se que, nesse espaço, ocorrem as duas principais feiras do setor moveleiro no país, Movelsul Brasil e Fimma Brasil, e há décadas grande parte do recurso para manutenção provém das entidades.

// Investimentos em Inteligência Comercial por parte Secretaria de Desenvolvimento Econômico, amparando os setores produtivos locais com índices, estudos, e panoramas econômicos.

// Expansão do sistema digital do município para abertura, licenciamento e fechamento de empresas, com redução no tempo de espera por parte das empresas.

// Expansão da Lei Municipal número 6012, com incentivos a novos negócios e geração de empregos.

// Incentivo ao desenvolvimento de novas atividades empresariais complementares as já existente, diversificando a matriz econômica do município.

// Criação de espaços públicos de lazer e revitalização das áreas de gramado e bosque do Parque de Eventos.

// Redução drástica nos quadros de funcionários da Prefeitura, principalmente nos contratos comissionados.

// Articulação política do município para obtenção de melhorias nas estradas de acesso a Bento Gonçalves.