21/07/2020 Faturamento cai quase 8% no polo moveleiro de Bento Gonçalves
03/08/2020 Sindmóveis apoia sistema de rastreio contra a COVID-19

Imprensa / Notícias

27/07/2020

Carta de apoio à continuidade dos serviços da Apex-Brasil

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves tem como compromisso atuar como elo de integração de toda a cadeia produtiva moveleira do Brasil. Conhecimento, inovação e integração são os pilares que sustentam a instituição com foco no desenvolvimento da indústria moveleira, seja em termos numéricos ou de qualidade. Neste contexto, entendemos que a qualidade está diretamente relacionada à vertente industrial ou física das peças produzidas, e à adequação dos produtos ao mundo contemporâneo e às tendências internacionais.

Justamente por prezar por suas capacidades produtivas com tanto afinco, o Brasil é um dos maiores fabricantes de móveis do mundo e os fornecedores da indústria moveleira são os grandes indutores de inovação do setor – seja o fabricante de tecnologias, insumos, acessórios e também os estúdios de design, no segmento de serviços. Tal força setorial possibilita que o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves promova projetos setoriais que estimulem a economia nacional tanto no Brasil quanto no exterior.

Juntamente à Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tornou-se protagonista na internacionalização de empresas brasileiras não só do nosso mas de diferentes setores, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves auxilia na construção e consolidação de marcas das empresas brasileiras no exterior através dos projetos Orchestra Brasil e Raiz. Toda ação busca a internacionalização de negócios visando valor agregado ao produto e/ou serviço exportado, além de desenvolver a competitividade da indústria brasileira em mercados internacionais, atrair investimento estrangeiro para setores estratégicos da economia e fortalecer a imagem do país.

O objetivo do Orchestra Brasil é promover e intensificar a inserção das industrias fornecedoras no mercado internacional por meio de ações de promoção comercial como Projetos Comprador, Missões Empresariais e participações em feiras em diversos países. Esse elo é fundamental para aumentar a competitividade da indústria como um todo: estima-se que 70% do valor da produção de móveis passa pelos insumos e consumo intermediário do setor. Do total da produção de móveis, 46,7% são componentes. Hoje possui 45 associados responsáveis pela exportação de mais de US$ 200 milhões no último ano.

O Projeto Raiz intensifica estratégias de posicionamento do setor no mercado externo, potencializa a utilização de contatos e relatórios de inteligência comercial para os designers, promove maior compartilhamento de informações e experiências entre as empresas, orienta o avanço da promoção e a entrada destes profissionais nos mercados prioritários com todo suporte individual, considerando 686 escritórios de design formais no Brasil e 4.200 postos de trabalho.

Devido ao impacto positivo na economia e balança comercial brasileira, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves e as 300 empresas associadas reiteram a importância da manutenção do processo de internacionalização da economia brasileira liderado pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), através de ações diretas e indiretas ao setor privado nacional.