Orchestra Brasil encerra 2023 com projeção de negócios acima de US$ 20 milhões

22/12/2023

Cada vez mais o Orchestra Brasil consolida sua relevância para fornecedores da cadeia moveleira brasileira que buscam iniciar ou fortalecer a internacionalização. Realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o projeto atua de modo estratégico para tornar empresas de diferentes segmentos mais competitivas no mercado externo. Com participações em feiras, missão comercial e projeto comprador, o Orchestra Brasil chega ao final de 2023 com projeção de alcançar US$ 20.9 milhões em negócios. A estimativa considera os mais de US$ 4.1 milhões já efetuados durante as ações e as transações que devem se concretizar pelos próximos meses.

Atualmente o projeto conta com 75 empresas participantes (quase 20% a mais em relação ao ano anterior) localizadas em seis estados brasileiros (ES, GO, PR, RS, SC e SP). Elas são fornecedoras dos mais diversos segmentos que compõem a cadeia moveleira, como máquinas, adesivos, tintas, softwares, embalagens, acessórios, exaustores industriais, ferramentas, compensados, entre outros.

A gerente do Orchestra Brasil, Ana Cristina Schneider, ressalta que o cenário global impactou todo o setor moveleiro, tornando desafiadora a performance internacional das empresas que integram o projeto. “México e Peru se destacaram dentre os países-alvo para as exportações, pois, comparado a 2022, nossos fornecedores de produtos e serviços apresentaram crescimento nesses dois mercados. Em outros, verificamos estabilidade ou pequeno decréscimo, mas, ainda assim, acima da média geral do setor moveleiro”, explica.

Em sua avaliação, Ana considera que a trajetória do projeto foi de muito sucesso em 2023. “Além de novas empresas aderindo ao Orchestra Brasil, participamos com estande em duas grandes feiras alemãs, Interzum e Ligna, e na mexicana Tecno Mueble. Realizamos uma missão comercial ao Peru – onde visitamos indústrias e a feira Fenafor. Também realizamos as rodadas de negócios internacionais da Fimma Brasil, que contou com 51 empresas e 19 importadores, sendo considerada extremamente satisfatória entre os participantes”, afirma. “Chegamos ao final do ano motivados a continuar o processo de internacionalização dos fornecedores do setor moveleiro, pois entendemos as exportações como vantagem competitiva para as empresas. Vamos iniciar 2024 com um projeto comprador na agenda e já atentos ao planejamento para os próximos anos”, completa a gerente do Orchestra Brasil.

SOBRE O ORCHESTRA BRASIL
Realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Orchestra Brasil realiza estudos de mercado; missões comerciais e prospectivas e Projetos Comprador – além de oportunizar participação nas principais feiras mundiais do setor, conforme perfil e interesses das empresas integrantes.

Atualmente, participam do Ochestra Brasil mais de 75 empresas brasileiras fornecedoras de insumos, componentes, acessórios, químicos, máquinas, ferramentas e software para a cadeia moveleira. Você é fabricante nacional e deseja conhecer o projeto? Envie e-mail para roberta@sindmoveis.com.br e aguarde o contato de nossa equipe.

SOBRE A APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

SOBRE O SINDMÓVEIS
Foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.